Telefone: (47) 3545-1132

Saiba como conservar queijos

É o momento da dúvida: colocar na geladeira, deixar no ambiente, congelar? O que você deve saber? Estas dicas são aplicáveis para qualquer tipo de queijo:

- Sempre siga as orientações da embalagem para as peças armazenadas ainda na embalagem original;
- Se o produto estava exposto em refrigeração, o mesmo deve continuar nesta condição em casa;
- Preferencialmente, mantenha os queijos na gaveta de legumes da geladeira, exceto os queijos frescos;
- Não coloque queijos diferentes em um mesmo recipiente: os sabores se misturam e a conservação fica comprometida;
- Armazene somente até a data de validade impressa na embalagem do produto;
- Use uma faca para cada tipo de queijo ou limpe-a entre o corte de tipos diferentes de queijo;
- Retire o queijo da geladeira pelo menos 40 minutos antes de servir.

Cada tipo de queijo tem sua forma correta de armazenagem e conservação:

Queijos frescos: são queijos com alto teor de umidade, que desprendem soro facilmente, portanto devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter o seu minas frescal, cottage, burrata ou ricotta sempre no ponto certo para o consumo, coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em no máximo 5 dias depois da compra. Lembre-se de retirar o líquido acumulado (soro do queijo), quanto houver, antes de consumir ou sempre que guardar.

Queijos semicozidos – ou amarelos como são conhecidos: estes queijos são de texturas que variam de firme (para fatiar) a macio e/ou cremoso e também devem ser armazenados na geladeira. É importante manter a mussarela, prato, gouda ou saint-paulin protegidos em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda . Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma. Os queijos podem ficar nesta condição por até 1 mês.