Telefone: (47) 3545-1132

Queijos e Aumento da Imunidade

Em tempos de extremo cuidado com a prevenção do Corona vírus, uma alimentação saudável sempre é um aliado importante.

Dentre o grupo de vitaminas que atua no organismo para aumentar a imunidade, destaca-se a vitamina D. Ela é popularmente conhecida como vitamina, mas na década de 1970, descobriu-se que ela na verdade é um hormônio produzido pelo próprio corpo.

Como ativar a vitamina D

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar diária (é essencial), com a ajuda do consumo de alguns poucos alimentos tais como: peixes gordurosos, óleo de bacalhau, fígado bovino, ovos, cogumelos secos, leite e seus derivados.

Como funciona

A vitamina D que mais contribui para o aumento da imunidade é a D3, de origem animal. As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.

Como o corpo absorve a vitamina

A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos. A vitamina D é presente de forma natural na gordura do leite. Para ajudar o sistema imunológico é preferível o consumo de lácteos integrais.
Entre os lácteos, manteiga e queijos, por serem fonte concentrada de leite, contribuem colateralmente, para a presença de mais vitamina D no organismo.

Dicas finais

Agora que você já sabe como funciona, Sol é fundamental. Os raios UVB estimulam na pele a produção de vitamina D. Mas sem protetor solar por 20 minutos, pela manhã ou no fim do dia.
E complemente com alimentos fonte de vitamina D3. Para os lácteos, a recomendação mundial é de 3 porções diárias.

Fonte: https://www.abiq.com.br