Telefone: (47) 3545-1132

Conheça 3 tipos de vinhos para harmonizar com queijo provolone

Conheça 3 tipos de vinhos para harmonizar com queijo provolone

De origem italiana, o queijo provolone é produzido com a fermentação da massa e partir do leite de vaca. Muito consumido no Brasil, pode se apresentar mais suave ou mais picante, dependendo da maturação, e com diferentes formatos: desde o salame a pêra.

É preciso ter muito cuidado no momento de harmonizar esse tipo de queijo com o vinho. Se a bebida escolhida tiver uma acentuação de taninos mais intensa, o sabor do provolone pode perder seu encanto.

Por isso, conheça três tipos de vinhos que podem oferecer uma combinação perfeita. Confira!

Tempranillo

Esse tipo de uva tem sabor frutado e um intenso aroma de ervas. A tempranillo possui uma ótima característica: consegue se adaptar aos diferentes tipos de clima. O resultado disso é um forte sabor dos vinhos, o que pode harmonizar perfeitamente com a textura do queijo provolone.

Com a alimento e a bebida na boca, a frutuosidade e a suavidade do sabor do queijo, se este não estiver maturado, podem causar uma ótima experiência de harmonização.

Merlot

Menos ácida, em locais com intenso calor, a uva Merlot apresenta sua melhor forma! A fruta está presente em quase todo o mundo e tem como principal característica seu aroma perfumado, o que pode contrastar com o aroma do queijo e garantir uma ótima harmonização.

Malbec

Embora seja bastante cultivada na Argentina, a uva Malbec é de origem francesa. A cepa é bastante conhecida pela coloração vermelha púrpura nos vinhos.

Aqui está um bom motivo para apostar na harmonização de queijos provolone e vinhos com a uva Malbec: seu sabor macio e aromático.

Fonte: https://www.divvino.com.br/blog/vinhos-e-queijo-provolone/